Sua empresa já iniciou sua Digital Supply Chain Transformation?

Supply Chain (cadeia de suprimentos) é uma rede de relacionamento e, mais modernamente, uma “rede de cooperação”, que pode ser local ou global, usada para fornecer produtos e serviços a partir de materiais, peças e matérias-primas, aos clientes finais por meio de um fluxo de informações, de materiais e pagamentos.

O gerenciamento da cadeia de suprimentos tem como objetivo criar valor e construir uma infraestrutura competitiva para atingir os resultados previamente discutidos nas Estratégias de Negócio e Comerciais. Os benefícios são inúmeros, mas podemos classificar em: benefícios para o Negócio, para a Operação, para as Pessoas e benefícios financeiros, sempre em uma visão de curto, médio e longo prazo.

Neste artigo, nos concentraremos nos benefícios financeiros obtidos numa adequada gestão da Cadeia de Suprimentos: aumento do faturamento por maior disponibilidade de produtos, redução do nível de estoque em dias, redução do valor do estoque, redução de perdas de estoque e incinerações, maior controle do orçamento de compras de materiais produtivos, visão do Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Resultados, gerando ações de correção na gestão da cadeia, melhor Fluxo de Caixa, desenvolvimento de orçamentos mais precisos, maior controle de custos e despesas, desenvolvimento de estratégias de precificação, total conhecimento da Margem de Contribuição Unitária (MCU) e Margem de Contribuição Horária (MCH), redução do Custo das Mercadorias Vendidas (CMV), e controle de investimentos, através do desenvolvimento do seu Capital Expenditure (CAPEX) ou Investimentos de Capital.

Mas tudo começa sempre no cliente, com uma demanda de um produto e uma expectativa quanto ao serviço que será oferecido. O desafio frente às demandas de produtos é equilibrar a demanda com a oferta da empresa, e atender as expectativas do cliente no que se refere ao serviço, sendo eficaz. No processamento ou na produção, buscar maior eficiência e consequentemente garantir a sustentabilidade do negócio e a busca constante de redução de custos, garantindo o lucro para a empresa e a sua sobrevivência.

E também como parte da gestão da Cadeia de Suprimentos, observando o relacionamento entre fornecedores, o produtor ou empresa núcleo e o consumidor, temos a Logística de Suprimentos, Logística Interna e Logística de Distribuição. E para o fluxo de devolução de produtos, a Logística Reversa.

Desta forma, quando falamos de Gerenciamento da Cadeia de Suprimento ou Supply Chain Management, estamos falando de uma abrangência além dos limites da empresa.

Basicamente, em uma cadeia de suprimentos existem seis fluxos físicos, desde o fornecedor até o consumidor final, podendo estes fluxos circularem em diversos sentidos. São eles: Fluxos de Informações, de Materiais, de Pagamentos, Reverso de Produtos, de Pedido e Fiscal, como pode ser visto na Figura 1.

 

As redes de suprimentos se tornam mais complexas na medida em que o número de elos, número de participantes e número de produtos ofertados aumenta, tornando um grande desafio estratégico para o negócio, como exemplifica a Figura 2.

As estratégias de Digital Supply Chain Transformation são desenvolvidas com base nas estratégias de negócio, ou seja, vários inputs vêm dos planos da empresa para competir em seu ambiente de negócios, além de aspectos relacionados à gestão da organização, o desenvolvimento de capacidades, de forma que alcance os objetivos financeiros.

Minha experiência e vivência tem mostrado que o sucesso das iniciativas de Digital Supply Chain Transformation depende dos seguintes fatores: ter um bom projeto, uma implementação excelente, execução com disciplina e melhorias contínuas devem ser aplicadas.

Finalizando, penso que empresas pequenas devem ter pensamento de empresas grandes e suas ineficiências devem ser tratadas e reduzidas, caso contrário, estas últimas vão crescer exponencialmente, inviabilizando o crescimento e talvez o próprio negócio.

Empresas médias deveriam iniciar um plano estratégico de Supply Chain, alinhado às Estratégias de Negócio, para garantir o seu futuro e sustentabilidade. E as empresas grandes, com necessidade de estruturação ou reestruturação, deveriam iniciar imediatamente a mudança, rumo ao Digital Supply Chain Transformation.

Carlos Coimbra é consultor especialista em projetos de Supply Chain.

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