Matéria sobre os 25 Anos da DirectBiz Consultants publicada no ABEVD News

DirectBiz Consultants completa agora em agosto vinte e cinco anos de atuação contínua e perene, como uma consultoria especializada no desenvolvimento de negócios através da Venda Direta. Egresso da Natura, seu fundador, Marcelo Pinheiro, anteviu a perspectiva da criação de uma empresa estruturada de consultoria que visasse em suas palavras “o ensinamento e ensinasse caminhos promissores aos empresários, sem implicar ou assegurar a sua empregabilidade nos seus clientes ao final dos trabalhos, característica marcante dos consultores solitários que atuavam no segmento naquele momento, em 1997”.

A ideia deu certo, o começo foi muito difícil, pois ainda não havia o interesse que se tornou crescente de empresas de fora do segmento em ingressar ou adotar o canal da Vendas Diretas em seus negócios, predominantemente de empresas que atuavam no Varejo. A empresa, inclusive, não tinha este nome fantasia nos primeiros cinco anos de existência.

Marcelo Pinheiro, sócio-fundador da DirectBiz

 

Porém, a entrada de um novo sócio, também egresso da Natura, Marcelo Alves, foi a mola propulsora do primeiro salto de crescimento. Ele criou uma nova logomarca para a consultoria, criou o nome fantasia completado com Consultants (consultores) ao invés de Consulting ou mesmo Consultancy, e o conceito que rege a empresa até hoje, segundo ele mesmo afirma “a empresa é composta de um núcleo de inteligência formado por consultores altamente especializados em aspectos técnicos de um negócio de vendas diretas, que sobrepõem o trabalho criativo coletivo ao individual ou mesmo de antigos “medalhões do mercado”, que atuavam como consultores naquela época”.

A jornada foi, felizmente, coroada de êxito, e a DirectBiz se tornou uma referência nacional como consultoria especializada na Venda Direta.

Ao longo de todo este tempo, a consultoria foi contratada por 258 diferentes clientes, que por sua vez fecharam 435 contratos de serviços distintos, até a publicação desta matéria, com um índice de recontratação superior a 68%, que, segundo Rui Adriano Rosas, também advindo da Natura e sócio da empresa desde 2012, “é um índice do qual nos orgulhamos muito, pois traduz a credibilidade e respeitabilidade que atingimos como consultoria, pois os clientes voltam, nos recontratam, até muitas vezes para remodelagens comerciais ou evolução de suas estratégias de negócios”.

 

Rui Adriano, sócio da DirectBiz

 

Atuaram na empresa cerca de 100 consultores, ao longo destes anos todos, todos advindos de empresas de grande porte e que saíram da empresa por serem novamente procurados por multinacionais do segmento ou fora dele. Alguns se tornaram empreendedores de seus próprios negócios e se tornaram parceiros estratégicos muito importantes da empresa.

Ao longo de todos esses anos, um trabalho teve especial destaque, as inúmeras atividades que a DirectBiz realizou em conjunto com a ABEVD – Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, em favor do mercado, das empresas associadas e em defesa das melhores práticas no setor. Foram desde pesquisas de mapeamento e estimativas do mercado até atuações nos Comitês, como o de Novos Associados, que teve o sócio fundador Marcelo Pinheiro como coordenador durante os anos que este comitê existiu.

Mas, uma dessas atividades é motivo de muito orgulho para a consultoria, porque a DirectBiz, durante oito anos, entre 2001 e 2008, organizou seminários de imersão em Vendas Diretas da entidade, evento responsável pela entrada de diversos novos empresários no segmento, bem como consolidando os negócios já atuantes na Venda Direta.

Os Últimos Cinco e os Próximos Dez Anos

Diante das transformações e acontecimentos dos últimos cinco ou seis anos, a DirectBiz realizou internamente aquilo que mais gosta de praticar com seus clientes: processos de mudanças. Sentindo que precisava se transformar e influenciar o mercado como um todo, criou outras duas divisões de negócios, agregando ao time novos consultores com expertises específicos.

Uma delas para tratar a Omnicanalidade, e a outra, mais recente, para o Planejamento Digital de seus clientes e parceiros. Marco Ferreira, consultor mais antigo da consultoria, assumiu esta área e confirma o acerto da estratégia: “Com a recente crise global de saúde, tivemos orgulho de ver nossos clientes preparados para enfrentar os enormes desafios, tanto em suas operações multicanais quanto na nova dinâmica digital na qual o Mundo todo mergulhou”.

E com os olhos sempre voltados para o futuro, a consultoria prevê os próximos dez anos do setor da Venda Direta como os mais promissores do segmento, por duas razões bem especiais. A primeira, porque a Venda por Relacionamento foi e sempre será a mais eficiente forma de abordar clientes, como afirma Marcelo Pinheiro: “nós, enquanto seres humanos, precisaremos cada vez mais dessa proximidade”. E, de forma similar, a segunda razão decorre do fato de sermos seres sociais, por isso com o crescimento vertiginoso do acesso às redes sociais, a Venda Direta vem ganhando um impulso extraordinário.  Por isso, a recomendação atualíssima é a de que se o seu negócio ainda não estiver na Venda Direta, entre, e se já estiver, amplie sua atuação e cresça ainda mais nesse fantástico mercado.

Fonte: ABEVD.

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