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LETÍCIA RODRIGUES, EM ENTREVISTA PARA DBIZNEWS, FALA SOBRE O EAD (ENSINO A DISTÂNCIA) E A IMPORTÂNCIA DESTA PLATAFORMA PARA O SUCESSO NOS NEGÓCIOS.

A cada dia, mais e mais empresas estão optando pelo uso de plataformas de EAD (Ensino a Distância) como ferramenta para capacitação e reciclagem de seus colaboradores. Além de garantira a constante atualização de informações, este recurso tem se mostrado uma solução eficaz na redução de custo de execução, quando comparado com os formatos de treinamentos presenciais.

Em entrevista para o DBizNews, Letícia Rodrigues – sócia e Diretora de Negócios da Ilog Soluções em Aprendizagem – fala um pouco sobre a evolução desta tecnologia no país e os benefícios e diferenciais que as empresas poderão encontrar com a implantação desta plataforma. Confira!


DBizNews: Antes de tudo, gostaríamos de agradecer pela sua entrevista e participação no DBizNews. Letícia, com o avanço da tecnologia, muitas empresas no mundo todo estão optando pelas plataformas de Ensino à Distância (EAD) como uma estratégia para desenvolvimento de seus profissionais. Na sua visão, qual é a evolução do treinamento à distância no Brasil? Como isto está ocorrendo em nosso país?

Letícia Rodrigues: As tecnologias estão cada vez mais acessíveis a todos os tipos de público e tamanhos de organização. Computadores, tablets e smartphones estão presentes no quotidiano de quase todas as pessoas, de diferentes níveis socioeconômicos, sejam para entretenimento e comunicação, como também para a aprendizagem. Ninguém lhe ensinou a operar o Facebook, Linkedin, Waze ou aplicativos de banco, certo? O mesmo acontece com a tecnologia da comunicação e informação, com sistemas amigáveis, intuitivos, mídias interativas como jogos, simuladores, vídeo aulas que tornam a aprendizagem mais simples, acessível e interessante.

Uma Plataforma de Ensino a Distância (do inglês LMS – Learning Management System), torna o ambiente de aprendizagem e colaboração tangível e real para as pessoas, carrega consigo as melhores práticas, automatizam processos e trazem instrumentos que facilitam a gestão. Adotar um ambiente de aprendizagem e colaboração on line diminui consideravelmente os custos, dá ganhos de escala e permite que as pessoas aprendam no seu ritmo e conforme a sua conveniência, sem perder qualidade da aprendizagem e das relações humanas.


DBizNews: Gostaríamos de saber mais sobre a Ilog! Você pode nos contar um pouco sobre a empresa, como ela surgiu, como você se integrou à sociedade e quais os diferenciais do negócio?

Letícia Rodrigues: A Ilog nasceu dentro da Incubadora CELTA, ligada a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis, SC. Uma das pioneiras do mercado de e-learning brasileiro, a Ilog Tecnologia foi a responsável pelo desenvolvimento de um dos sistemas de gestão de aprendizagem (LMS) de maior sucesso no Brasil, o Web Ensino, utilizado em projetos de educação a distância de organizações como Volvo, Electrolux, GVT, Tigre, Weg, SENAI-SP, SENAI-SC, SENAI-MG, SESI Nacional, Unilever, Sotreq, O Boticário entre outros.

Em 2007, a consolidação do produto no mercado despertou o interesse da Datasul, então uma das maiores empresas de software de gestão do país, que adquiriu a propriedade intelectual do LMS Web Ensino. Atualmente este sistema faz parte do portfólio de soluções da multinacional brasileira de software TOTVS, que adquiriu a Datasul em 2008.

Em 2012, a Ilog voltou a atuar diretamente com sua marca em projetos de Educação Corporativa e Educação à Distância, e lançou o KONVIVA, um LMS de última geração, com suporte a Gestão da Aprendizagem e a Colaboração (Rede Social Corporativa).

Depois de mais de 20 anos como executiva no segmento de venda direta, a Ilog foi uma ótima oportunidade para empreender. Parte da minha carreira esteve direcionada à inovação tecnológica, gestão do conhecimento e aprendizagem. Eu via esta experiência com uma carreira B que virou A. Empreender junto a uma empresa já consolidada e com um sócio experiente foi uma oportunidade única. Minha paixão por tecnologia, inovação e pessoas encontrou lugar no negócio de educação mediada por tecnologia.

Um dos principais diferenciais deste negócio é a capacidade de atuar em empresas de diferentes portes, segmentos e contextos de aplicação. Com a mesma plataforma podemos atender universidades corporativas, academias interativas, portais de Educação Continuada, suporte a processos de certificação e todos os processos de suporte ao desenvolvimento do capital humano. Seja para treinamento do corpo executivo, para o treinamento comercial, capacitação de profissionais em campo e também suporte ao consumidor final, o negócio de EAD é muito flexível. A interação entre novas metodologias de aprendizagem, as tecnologias da informação e da comunicação, com a portabilidade de tablets e smartphones, oferece uma gama de combinações incríveis que trazem novas formas de aprender, treinar e engajar públicos diversos. O que mais me atrai e encanta, é que a tecnologia e a conectividade mudaram completamente a experiência de aprendizagem e de geração de conhecimento.


DBizNews: Sabemos que o principal produto de vocês é a plataforma KONVIVA. Quem são os principais clientes da plataforma? Na Venda Direta, você já teria algum cliente em destaque ou ainda é um segmento a ser explorado pela parceria com a DirectBiz?

Letícia Rodrigues: Os principais clientes de uma plataforma como o KONVIVA são todos os segmentos que necessitam escala para treinar, capacitar, desenvolver competências de negócios e oferecer uma experiência diferenciada a seus colaboradores, clientes e canais. Empresas intensivas em geração e troca de conhecimento, aquelas que necessitam precisão e padronização de conteúdos para certificações, apoio a processos de suporte ao cliente ou que geram muitos conteúdos para públicos diversos são alguns exemplos. Neste contexto, atendemos a empresas de software, franquias, varejo, indústrias e serviços. A aplicação de uma plataforma de EAD não se restringe ao treinamento corporativo fornecido pelo RH. Cada vez mais atuamos em segmentos e áreas distintas dentro de uma mesma organização. Qualquer público que necessite de informação contextualizada, interatividade, conhecimento, nos mais diversos formatos e públicos são clientes em potencial. A própria DirectBiz é um bom exemplo de cliente Ilog.

A parceria com a DirectBiz é estratégica para a Ilog pois há uma convergência enorme entre nossos negócios e propósitos. Muito em breve teremos histórias de sucesso para contar. Aguardem!


DBizNews: Quais são os grandes diferenciais e benefícios reais que os clientes podem encontrar na Plataforma KONVIVA?

Letícia Rodrigues: Completo e flexível, permite customizar o sistema de acordo com o projeto e a identidade da empresa. É fácil para usar e gerenciar, tanto pelo aluno como pelo gestor. Oferece interface responsiva, adaptável a PC, notebooks, tablets e celulares.

Integra em um mesmo ambiente aprendizagem e colaboração, permitindo o aprendizado contextualizado, de acordo com o perfil do aluno, que pode ser mediado por tutores e orientadores. Organiza a aprendizagem de forma simples, porém completa.

Seus recursos de última geração, estruturados em três módulos: aprendizagem, colaboração e gestão. Possui recursos de gestão como relatórios, dashboards, workflows e automatização de processos. Permite segmentar públicos alvo, customizar unidades de negócios, gerenciar cursos online, presenciais e blended (a combinação entre presencial e on line). Os conteúdos podem ser oferecidos na forma de cursos, catálogos e trilhas de aprendizagem, nos mais diversos formatos: e-learning (SCORM), videoaulas, vídeolinks, apresentações, avaliações, bibliotecas e recursos de vídeo conferência. Todos os recursos de rede social colaborativa, gamificação e portal e-commerce completam a oferta de funcionalidades.

É muito importante observar as questões referentes a implantação, operação e escalabilidade, que permita atender a diferentes modelos de negócios. A KONVIVA é uma solução em cloud de rápida implantação, ágil operação, operável por uma equipe enxuta e que possibilita o acompanhamento dos resultados alcançados em tempo real.

Tão importante quanto a robustez e recursos da plataforma são os serviços necessários tais como mapeamento das regras de negócios, integrações com outros sistemas, produção de conteúdo, gerenciamento de projetos, treinamento, suporte, segurança e performance.


DBizNews: Na sua visão, como você acha que a plataforma pode ajudar as empresas de vendas diretas do país?

Letícia Rodrigues: Não se trata mais do consumo de informação, mas da combinação de métodos e tecnologias que sejam capazes de dar novo significado ao conhecimento em novos contextos, flexibilizar seu acesso e ganhar agilidade na sua aplicação e renovação. Isto não se resume a sistemas de informação caros e complicados. Os Sistemas de Gestão da Aprendizagem (ou LMS, Learning Management System), mudaram o cenário da educação e da colaboração. No dia a dia, as pessoas necessitam acessar a base de conhecimento instalada na forma de procedimentos, processos, treinamentos formais em formato digital e/ou presencial, ou simplesmente se conectarem a pessoas que lhes ajudem a desempenhar melhor suas funções.

As empresas de venda direta se encaixam perfeitamente neste cenário. É um modelo de negócios no qual o volume de informações e de geração de conteúdo é intenso e que necessita atingir diversos públicos. A diversidade de públicos é gigantesca: colaboradores, canal e força de vendas, consumidores, meios de comunicação, formadores de opinião e os mais diversos agentes da sociedade com necessidades e preferências distintas. São muitas informações e conteúdos sobre a organização, campanhas de vendas, informações sobre produtos, processos operacionais além de suporte à operação e atendimento ao consumidor. A tecnologia deve aproximar as pessoas, mediar os processos de aprendizagem e comunicação.

O que é poderoso e fantástico são as diferentes formas de oferecer estes conteúdos, de forma que encantem e engajem as pessoas. Trata-se de agregar valor ao negócio com a melhor experiência de aprendizagem, comunicação e atendimento.


DBizNews: Finalizando nossa entrevista, em sua opinião a plataforma KONVIVA é adequada e acessível para clientes de todos os portes ou há um segmento mais específico de clientes mais adequados?

Letícia Rodrigues: Não há cliente mais adequado. Como disse acima, nossa expertise, plataformas e serviços nos permitem atender diferentes portes e segmentos de negócios, como também ter flexibilidade no que se relaciona ao nível de maturidade dos processos de aprendizagem das organizações. KONVIVA “está” no dia a dia de empresas

Nossa experiência no desenvolvimento e implantação de dezenas de projetos em 17 anos nos permitem colocar à disposição de nossos clientes produtos e serviços inovadores que incorporam as melhores práticas. A Ilog oferece uma série de serviços que suportam os processos relacionados as plataformas LMS, conteúdo e capacitações, a fim de oferecer a melhor experiência para todos os perfis de usuários.

Seja qual for o cenário, as empresas precisam ser mais produtivas, proativas e não reativas, frente às necessidades impostas por mercados cada vez mais competitivos e recursos escassos. Os processos de aprendizagem a gestão do conhecimento formal e informal são fundamentais para que as empresas alcancem seus objetivos estratégicos, assegurando seu crescimento e a criação de valor. Neste sentido, a tecnologia potencializa os ganhos da educação e do conhecimento como fatores de competitividade.

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